COMO INTRODUZIR AS CRIANÇAS NA ROTINA DE CUIDADOS COM A CASA

COMO INTRODUZIR AS CRIANÇAS NA ROTINA DE CUIDADOS COM A CASA

Durante a infância as crianças aprendem muito sobre si mesmas e é quando começam a desenvolver o senso de responsabilidade e de colaboração, o que permite crescerem mais autônomas e empáticas. Assim, os pais que delegam tarefas aos filhos, desde os primeiros anos de vida, respeitando a faixa etária indicada, estão estimulando um desenvolvimento infantil completo e saudável. Pensando nisso, a Bettanin convidou a psicóloga e personal organizer, Gisele Pascoali, para dar dicas de como e quando incluir os pequenos nas atividades de limpeza do lar. Confira!

Casas com crianças são repletas de alegria e diversão, mas também costumam ficar facilmente bagunçadas após um dia inteiro de brincadeiras. Devido a costumes sociais, a limpeza e organização, muitas vezes fica por conta dos pais ou responsável pelo lar, mas isso não precisa – e nem deve – ser assim! Incluir os pequenos nas atividades pode ser um ótimo aprendizado para todos.

Por isso, a Bettanin, marca especialista de utensílios de limpeza doméstica, com soluções práticas e eficientes, convidou a psicóloga e personal organizer Gisele Pascoali, para falar sobre como incluir as crianças nas atividades de cuidados com a casa e dar dicas de quais tarefas dividir com os pequenos. Confira!

:: PRIMEIRO PASSO

Antes de iniciar a divisão de tarefas, é importante entender a partir de qual idade as crianças podem ser inseridas nas funções e como tornar esse momento prazeroso para os dois lados. Segundo a especialista, o segredo está em começar aos poucos e explicar por que aquilo deve ser feito. “Desde cedo devemos ensinar as crianças sobre a importância de cuidar dos seus pertences e mostrar através de ações e exemplos o que pode ser feito por elas para ajudar na rotina com a família. Geralmente a partir dos 2 anos os pequenos já conseguem entender, por exemplo, que um brinquedo deve ser guardado na caixa ou cesto após encerrar a brincadeira. Além de ser algo simples, pedir para a criança participar de pequenas coisas, ajuda a estimular o seu desenvolvimento”, comenta Gisele.

Quando os pequenos contribuem com as atividades da casa e se responsabilizam pela própria bagunça, aprendem a cuidar melhor dos espaços onde convivem, o que colabora para o fortalecimento dos laços familiares. Isso acontece porque se sentem mais conscientes da dinâmica doméstica, mais pertencentes ao lar, bem como compreendem que ele precisa ser cuidado com carinho e atenção por todos os moradores. “É importante que os pais ensinem sobre o valor da cooperação e sobre o impacto de nossas escolhas e ações individuais para o mundo e para as outras pessoas”, explica.

:: MÃO NA MASSA!

O esforço exigido pelas atividades deve respeitar as limitações físicas e intelectuais próprias de cada estágio do desenvolvimento das crianças. Só assim a limpeza da casa pode fazer sentido dentro de seu universo e tem chances de ser incorporada como hábito para a vida toda. Gisele explica que, antes de mais nada, é importante diminuir as expectativas em relação à casa impecável, sem objetos espalhados. “Uma casa tem vida e com criança fica viva, alegre e divertida”, comenta.

Não sabe por onde começar? Veja as dicas da especialista:

Os pequenos adoram criar artes que acabam se espalhando para as paredes e estofados da casa, mas isso não é motivo para estresse. “A brincadeira não precisa ser um problema difícil de resolver, pois há no mercado produtos que ajudam a tirar rabiscos de paredes com muita facilidade e que podem ser manuseados pela criança”, comenta Gisele.

A EsfreBom Esponja Mágica, por exemplo, elimina riscos sem muitos esforços e não estraga a pintura da superfície. Com um toque de mágica e apenas água, ela remove manchas e rabiscos de giz de cera e lápis de cor da parede, dispensando a necessidade de usar produtos químicos. Com formato anatômico e multifuncional,é um produto coringa e que pode auxiliar na limpeza de diversas outras superfícies de maneira eficiente.

Durante as brincadeiras das crianças entre os cômodos da casa, é normal ter marcas de dedos nos móveis, maçanetas e mesas, já que os pequenos costumam viver com as mãos sujas e engorduradas. Neste caso, a profissional recomenda a utilização de lenços umedecidos. “O lenço umedecido também é o produto ideal para a criança limpar o próprio brinquedo quando necessário”, ressalta. O EsfreBom Wipes Álcool 70° INPM é ideal, pois limpa, desinfeta e repele a poeira. Além disso, os panos não deixam manchas e reduzem a aderência de pó nas superfícies.

Outra dica da profissional é pedir ajuda para a criança quando está lavando a louça, por exemplo. “Em casa, sempre que eu lavo a louça, dou um pano para a minha filha e peço para ela ir passando na mesa enquanto eu termino a minha parte! Quando estou colocando as roupas para secar, também peço para ela ir me ajudando segurando o cesto. Essas pequenas coisas fazem toda a diferença para criar hábitos”, comenta Gisele.

Para isso, vale contar com a ajuda de paninhos que são mais coloridos, como o EsfreBom Alta Performance Pano de Prato, que possui estrutura ultrafina em suas fibras, deixando o tecido com uma capacidade especial de limpeza. A sujeira extraída é completamente absorvida e não espalha. Além de não soltar pelos, o produto é super-resistente e realça o brilho das superfícies.

As sujeiras espalhadas pelo chão também podem ser recolhidas pelas crianças, sem grandes esforços. No formato dois em um, com pá e vassoura, a Noviça Vassourinha Duo é ideal para a higienização de superfícies, como bancadas e mesas, podendo ser utilizada para a limpeza do chão de pequenas áreas, de forma prática e suave. “Importante frisar que os pequenos aprendem principalmente por meio do exemplo e costumam replicar comportamentos que observam naqueles com quem convivem. Sendo assim, os pais devem, em primeiro lugar, adotar tais hábitos e evitar ficar reclamando quando executam tais atividades, para que os filhos não as entendam como um fardo e se sintam realmente estimulados a fazer sua parte”, finaliza.

Veja também

LAVANDERIA COMPACTA! 5 ACESSÓRIOS INDISPENSÁVEIS NESTE AMBIENTE.

LAVANDERIA COMPACTA! 5 ACESSÓRIOS INDISPENSÁVEIS NESTE AMBIENTE.

ler mais
DICAS E ACESSÓRIOS PARA TER UMA LAVANDERIA MAIS FUNCIONAL

DICAS E ACESSÓRIOS PARA TER UMA LAVANDERIA MAIS FUNCIONAL

ler mais